Em busca de levar mais conforto com custos menores, a Indústria de Artefatos de Materiais e Projetos (Gram-Eollic) elaborou a Casa Conceito, moradia desmontável que pode ser levada para qualquer lugar e com preço abaixo do mercado. De acordo com o presidente Gram-Eollic e cientista industrial, Fernando Ximenes, a casa pode ser montada em três dias e desmontada em menos do que isso. “A casa padrão toda pesa 800 quilos, então dá para transportar ela até em uma ‘Kombi’. Se a pessoa quiser se mudar, pode levar a casa junto de maneira fácil”, explica.

A estrutura é feita de alumínio e além de dar a rigidez necessária oferece uma boa acústica e ambientação térmica que se adapta tanto ao clima semiárido quanto a temperaturas mais frias. Além disso, foi pensada para que cada proprietário esteja apto à montar a sua, desde que se tenha o manual em mãos, também disponibilizado com a casa.

INSTALAÇÕES

A Casa Conceito pode ser alimentada com energia solar e as placas fotovoltaicas já estão inclusas no projeto padrão. Quanto à rede de esgoto, Fernando esclarece que o cliente terá que pedir a instalação à concessionária local, da mesma forma se ele quiser a rede elétrica convencional. “No entanto, é possível construir uma fossa própria e comprar um poço salobro para ficar totalmente independente”, acrescenta.

ADAPTABILIDADE

O projeto inicial se configura para uma casa padrão de 50m², contudo é totalmente adaptável às necessidades do consumidor. “Ela pode ser feita com 50m², 80m², 100m², o tamanho que quiser. Mas para isso será preciso contratar um arquiteto para fazer o projeto arquitetônico

à parte.

O projeto padrão vem com janelas e portas de vidro para gerar uma ideia de conjugado com o espaço de fora, mas que podem ser substituídas por peças de madeira ou outro material a ser sinalizado na nova planta a ser feita. “A Casa Conceito tem um valor que atinge o ‘Minha Casa, Minha Vida III’, mas com conforto e padrão de imóvel do ‘Minha Casa, Minha Vida I'”, dispara Fernando.

Esse novo modelo de casa é ecologicamente correto também na economia de materiais. “As construtoras de casas de alvenaria têm muitos desperdícios de argamassa

 

, pedaços de tijolos, madeira e outros materiais. A Casa Conceito reduz esse desperdício drasticamente já que tem um projeto e tudo é feito sob medida”, expõe.

 

 

 

:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Conteúdo Protegido!