Se existe um lugar para instalar energia eólica no Mar, esse lugar é no litoral cearense.
O Estado do Ceará tem 576 Km de extensão litoral, profundidades próximas da praia com maré baixa de 3m e maré alta de 6m que propiciam baixos custos de instalação das torres eólicas e curtas linhas de transmissões submersas no mar, além de ventos entre 11m/s a 18m/s constantes no Mar do litoral do Ceará.
Quanto ao favorecimento do meio ambiente, o litoral cearense em sua plataforma conta com o solo em mais de 90% arenoso favorecendo a instalação de torres eólicas sem causar impactos a natureza e trazendo habitat de peixes e crustáceos em suas bases aquáticas
Falo mais de 10 anos com propriedade, que o fator de potência da energia eólica  offshore no Ceará ultrapassa 75%, muito superior  ao fator de potência eólico na terra (onshore). O primeiro projeto eólico offshore do Brasil é na praia do Munícipe – Fortaleza – Ceará, publicado no jornal DN  em 09 de Abril de 2011.
A vanguarda da energia eólica onshore e offshore no Brasil é do Ceará e trazer a licitação offshore eólica da Petrobras para o Ceará é uma questão de honra.
Veja  artigo: Potencial da  Energia Eólica Offshore no Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Conteúdo Protegido!
%d bloggers like this: